terça-feira, 17 de maio de 2011

Anos 80 - O auge do rock



E aai gente, vamos nos aprofundar mais sobre sobre o período auge do rock mundial, os anos 80! Chegando com aquele restinho da onda punk, essa geração vinha cheia de melancolia, com uma rebeldia mais triste, sombria e solitária. É a época de muda do rock mundial.

Os anos 80 foram respinsáveis pelo surgimento de grupos como Smits, R.E.M e U2, esse último alcançando a megacarreira mundial e lançando no ano 1983 seu primeiro hit mundial "New Year's Day". Com guitarras, baixos e baterias, esses grupos resgataram um pouco do puro rock.




Os darks e os góticos eram bem representados pelas las bandas Sister of Mercy, The Mission, The Cult, Bauhaus, etc. Ao contrário dos darks surgiam os New Haves: uma galera que fazia musicas divertidas e para dançar; chegando com roupas coloridas, gel nos cabelos e muita alegria eram representados pelas bandas B'52 e o Talking Heads.

Com certeza, as três bandas mais famosas nos anos 80 foram The Cure, The Smiths e U2. A Cure tinha aquele visual dark, só usava roupa preta, batons escuros, maquiagem e cabelos arrepiados. Era a rapaziada liderada por Robert Smith. The Smiths, considerada por muitos como a melhor banda dos 80, apostava no lirismo das letras de Morrissey e nas guitarras de Jonnhy Marr. Os irlandeses da U2 desde o começo traziam uma preocupação política nas letras como em Sunday Blood Sunday.

Além disso, os anos 80 trouxeram à tona uma outra faceta: a explosão visceral do thrash metal como símbolo da violência, que grassa em todo o planeta. O barulho ensurdecedor e a velocidade supersônica, feito metáfora da vida atual, expandiu ao limite do impossível a brutalidade desencadeada por grupos como: Iron Maiden, Motorhead e Venom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário