Top 5 - Cláudia


 
Texto 5 - "O que é a musica ?"






Salve Salve galera :)

  Este é o primeiro post do blog, e estou aqui pra falar pra vocês, um pouco da historia da música.
  Como todos sabemos, a música é algo que faz parte do nosso dia-a-dia, tanto em casa, quanto na rua. E isso, é uma verdade desde o início dos tempos, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante da vida desses seres.
  Seguindo seu caminho natural, a música foi evoluindo. No Egito, na Ásia, e pelo mundo afora. Só que a teoria musical só foi começar a ser elaborada na Antiguidade Clássica, na época do auge da Grécia e de Roma, sendo desenvolvida conforme o contexto vivenciado naquele tempo.
   E a cada contexto que surgia na história , mais e mais compositores iam se expressando conforme os seus sentimentos, através da música, explicavam o que sentiam, ou falavam sobre as características que envolviam a sociedade de sua época.
   Além da parte científica da música, desde sempre, existe a sentimental, que são as sensações percebidas ao ouvir uma música que lhe agrada. Para isso, tambem existem explicações científicas, mas, aquela sensação única ao ouvir um rock, um reggae, uma música sertaneja, pop, clássica, erudita e assim por diante, só pertence a cada um de nós. Ou seja, a música vai além da explicação teórica, da explicação científica. Ela vem do sentimento de cada um, ao ouvir aquilo que gosta. Ao sentir a vibração.

                                                                                       Sintonize :) 



_______________________________

Texto 4 - "Parangolé X Angra: Plágio ou coincidência ?

 Uma notícia nas últimas semanas intrigou muita gente : O suposto caso de plágio da banda de axé music Parangolé (aquela do Rebolation) de uma música da banda de heavy metal Angra.

  O suposto plágio vem da musica Asevixe, de 2007, que copia parte da música Nova Era, gravada em 2001 pelo Angra.
 A história começou quando o guitarrista da banda Angra, Kiko Loureiro foi avisado por um fã do plágio,que logo em seguida, comentou o assunto na internet,desencadeando uma série de fatos que acabaram por aumentar ainda mais as especulações.
 Porém ,tudo parece confirmar que o que ocorreu foi mesmo plágio por parte da banda de axé, pois em entrevista com o canal de televisão Record , o guitarrista da banda assumiu ter tirado o trecho da música do Angra.
  Reportagem da Record sobre o caso :   

  



                                                  



                                                                                                           Sintonize :)



____________________________________________________________________________


Texto 3 - "A mulher que se apaixonou por Judas"


Lady Gaga se transforma em Maria Madalena em seu novo clipe que mistura o último dia de vida de Jesus, referências visuais aos motoqueiros e Egito, e que prega seu amor pelo famigerado traidor bíblico, Judas. A letra faz um paralelo com os bad boys, que enganam as mulheres e mesmo assim elas ainda os amam. Seus olhos viram com maquiagem os olhos de Hórus, aquele que tudo vê, símbolo Maçom.

O clipe é diferente, de qualidade técnica inquestionável mas de produção e de gosto duvidoso. Alguns figurinos usados são muito ruins. Gaga diz: “No sentido mais bíblico. Estou além do arrependimento, Prostituta, vagabunda, vadia, vomitam na cabeça dela. Mas no sentido cultural, Estou falando sobre um tempo futuro, Judas me beije se ficou ofendido. Ou use uma camisinha de ouvido da próxima vez”. A música foi criticada por grupos ligados a Igreja Católica, que consideraram o lançamento pouco antes da semana santa cristã como uma provocação e oportunismo.

Em uma das cenas, Gaga enfrenta um mar revolto, que é uma analogia às dificuldades, ao poder da natureza, às críticas, tanto as que ela enfrentou quanto as que a personagem que interpreta teve historicamente. A Maria Madalena de Gaga é mulher de Jesus, forte, que ameaça Judas com uma arma, de onde sai um batom. Ela marca sua boca, que fica parecida com o Coringa, vilão de Batman. Gaga lava os pés de Jesus e de Judas - indicando que ela era a dona da casa. A mensagem que talvez não fique clara mas que pode ser entendida na final, é que quem morre no clipe não é Jesus, mas Maria Madalena, que seria a verdadeira líder do grupo.

                     

Muitas pessoas estão criticando esse novo clipe. Não concordo com o que ela disse, que todo mundo tem um judas dentro de si. Mas, como ela mesma diz, ''Fui colocada na Terra para causar polêmica''.





______________________________________________________________________________

Texto 2 - Anos 80: O auge do Rock



E aai gente, vamos nos aprofundar mais sobre sobre o período auge do rock mundial, os anos 80! Chegando com aquele restinho da onda punk, essa geração vinha cheia de melancolia, com uma rebeldia mais triste, sombria e solitária. É a época de muda do rock mundial.

Os anos 80 foram responsáveis pelo surgimento de grupos como Smits, R.E.M e U2, esse último alcançando a megacarreira mundial e lançando no ano 1983 seu primeiro hit mundial "New Year's Day". Com guitarras, baixos e baterias, esses grupos resgataram um pouco do puro rock.

Os darks e os góticos eram bem representados pelas las bandas Sister of Mercy, The Mission, The Cult, Bauhaus, etc. Ao contrário dos darks surgiam os New Haves: uma galera que fazia musicas divertidas e para dançar; chegando com roupas coloridas, gel nos cabelos e muita alegria eram representados pelas bandas B'52 e o Talking Heads.

Com certeza, as três bandas mais famosas nos anos 80 foram The Cure, The Smiths e U2. A Cure tinha aquele visual dark, só usava roupa preta, batons escuros, maquiagem e cabelos arrepiados. Era a rapaziada liderada por Robert Smith. The Smiths, considerada por muitos como a melhor banda dos 80, apostava no lirismo das letras de Morrissey e nas guitarras de Jonnhy Marr. Os irlandeses da U2 desde o começo traziam uma preocupação política nas letras como em Sunday Blood Sunday.

Além disso, os anos 80 trouxeram à tona uma outra faceta: a explosão visceral do thrash metal como símbolo da violência, que grassa em todo o planeta. O barulho ensurdecedor e a velocidade supersônica, feito metáfora da vida atual, expandiu ao limite do impossível a brutalidade desencadeada por grupos como: Iron Maiden, Motorhead e Venom.
_______________________________________________________


Texto 1 - 30 anos sem Bob Marley



Bob Marley em um show no Crystal Palace Bowl em Junho de 1980.










 Há exatos 30 anos, o mundo perdia o maior ícone do Reggae em toda a sua história.
  Nascido em 6 de fevereiro de 1945 no vilarejo de Nine Mile, Jamaica , Robert Nesta Marley, como era seu nome verdadeiro, foi  com certeza um dos maiores cantores de Reggae.
  Bob Marley ,como era seu nome artístico, ficou bastante conhecido por popularizar o gênero  jamaicano e disseminar suas mensagens de paz , amor e união , derivados de sua ideologia rastafári que carregava em suas letras. Ele também ficou conhecido por defender os pobres e denunciar as condições do povo, tudo isso derivado de sua própria experiência, pois sempre conviveu com a pobreza em seu país de origem.

   Bob Marley começou sua carreira musical tocando Ska, um ritmo também de muita tradição na Jamaica, porém logo após, conheceu o Reggae e nele permaneceu.  Ele era mais que um cantor, era um ícone de luta contra a opressão aos pobres. Existem casos em que ele ajudou na política de seu país de origem e também é um dos mais lembrados símbolos rastafáris, com músicas que mesmo depois de 30 anos de sua morte ainda tem contexto e podem ser usada para se expressar hoje em dia.
  Sua carreira foi ganhando visibilidade aos poucos. Um momento chave foi a sua contratação no início dos anos 70 pela Island Records, gravadora sediada na Inglaterra e criada pelo jamaicano Chris Blackwell.
   Em 1973, ele lançou o álbum Catch a Fire, dois anos depois, a gravação ao vivo de No Woman No Cry, faixa do álbum Live!, impulsionou a fama de Bob por todo o mundo.
  Ele também foi responsável por sucessos como Three Little Birds, I Shot the Sheriff e Is this Love. Bob Marley foi motivo de muitas discussões, pois além de suas letras intrigantes, ele foi um adepto do uso da maconha (Cannabis sativa) como uma forma de expressão religiosa, onde foi muito criticado, porém, defendia o uso explicitamente, registrando vários depoimentos a respeito do uso em muitas de suas entrevistas.
   Sua morte foi causada por um câncer de pele, descoberto em seu dedão do pé direito. Os médicos disseram que seria necessário amputar o dedo, porém Marley foi contra, pois isso ia contra os ideais rastafáris de que não se pode amputar qualquer parte do corpo. Marley então passou por uma cirurgia para tentar tirar as células cancerígenas de seu corpo, tudo isso, escondido do grande público.
   Segundo seu filho, Ziggy Marley, o pai teria se convertido ao cristianismo por ter descobertos muitas semelhanças entre o rastafarianismo e o cristianismo e ter decidido que seu corpo deveria ser cuidado. Porém, após uma série de tratamentos sem sucesso,o câncer se espalhou para cérebro, pulmão e estômago, deixando Marley num beco sem saída.    Bob Marley acabou falecendo no hospital Cedars of Lebanon, no dia 11 de maio de 1981, na cidade de Miami, na Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi digno de chefes de estado e líderes religiosos. Marley foi enterrado no cemitério do vilarejo aonde nasceu, junto com uma de suas guitarras favoritas, uma Fender Stratocaster vermelha.
   O cantor morreu deixando para trás doze filhos(dois adotados) e alguns desses filhos seguem a carreira musical, como Ziggy e Stephen Marley que tentam passar adiante a filosofia de seu pai.
   Robert Nesta Marley  também deixou para trás milhões de fãs comovidos com suas mensagens e vivendo a filosofia por ele pregada, com atos e frases inesquecíveis.


Sintonize :)



______________________________________________________________________


Nessa página estarão os textos destinados a leitura e avaliação da Professora Cláudia (: